IMPLANTE CONTRACEPTIVO
O implante contém um reservatório com progesterona que é liberada em doses bem baixas durante três, dependendo do tipo, para evitar gravidez. Ele precisa ser substituído após esse tempo, porque acaba o hormônio no reservatório.
Muitas mulheres acham que períodos intensos e doloridos diminuem. Às vezes pode haver sangramento irregular no começo, mas que deve desaparecer após os primeiros meses de uso.
Depois de retirado o implante, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizaram nenhum anticoncepcional.
O implante é mais ou menos do tamanho de um palito de fósforo e é inserido sob a pele no lado interno da parte superior do braço. Ele pode ser facilmente sentido, mas não é muito visível, exceto se for especificamente procurado. Fica uma pequena marca no ponto de inserção, mas que não é muito visível, desde que o implante tenha sido colocado por profissional da área da saúde devidamente qualificado.
Após consulta com profissional da área da saúde e confirmação de que você não está grávida, o implante deve ser inserido no prazo de 7 dias depois do início do ciclo menstrual ou imediatamente ou no prazo de 7 dias após aborto. Se o implante contraceptivo for colocado fora desses prazos, você vai precisar usar outro método não hormonal (de barreira) nos 7 dias seguintes. Em caso de dúvidas, consulte um profissional da área da saúde.
Em geral, deixar os implantes no lugar por período superior ao seu tempo de eficácia não é recomendado, se a mulher ainda correr risco de engravidar. Os implantes não são em si perigosos, mas como diminuem os seus níveis hormonais, eles se tornam cada vez menos eficazes.
É muito raro o implante sair do lugar, mesmo com exercícios vigorosos, e não há indício de que isso seja grave, mas há alguns relatos de dor ou incômodo. Se você não consegue sentir o implante onde foi colocado, fale com seu médico ou profissional da área da saúde para se certificar de que esteja no lugar certo ou para ser retirado, se necessário.
É usada anestesia local, de modo que não deve haver muita dor e o procedimento leva apenas alguns minutos. Pode haver um pouco de dor e hematoma depois da colocação.
Estudos não demonstraram efeitos nocivos significativos no crescimento nem na saúde de crianças, cujas mães começaram a usar implantes contraceptivos seis semanas após o parto.
Sim, o implante pode ser retirado em qualquer momento, mas isso deve ser feito por profissional qualificado da área da saúde após três anos de uso ou a qualquer momento antes desse tempo, por razões pessoais ou médicas.
MAIS SOBRE O IMPLANTE CONTRACEPTIVO