INJEÇÃO ANTICONCEPCIONAL

Método Hormonal

O contraceptivo injetável é uma injeção de hormônios no músculo que dura cerca de 1 até 3 meses.

EFICÁCIA USO TÍPICO

Método Hormonal

O contraceptivo injetável é uma injeção de hormônios no músculo que dura cerca de 1 até 3 meses.

REGIME

1 ou 3
MESES

CARACTERÍSTICAS

Elevado nível de eficácia

De fácil obtenção

Discreto: mantém a privacidade

 

    INJEÇÃO

    O anticoncepcional injetável é uma injeção que contém hormônios, seja apenas progesterona, seja progesterona e estrógeno juntos, que impedem o corpo de liberar óvulos e tornam espesso o muco no colo uterino. Você precisa tomar uma injeção por mês ou uma a cada três meses, administrada por profissional da área da saúde. Porém, depois de aplicada, ela não é reversível, ou seja, em caso de efeitos colaterais, não pode ser interrompida. A forma como a injeção anticoncepcional funciona é semelhante à da pílula ou do anel vaginal, exceto pelo fato de você não precisar se lembrar de tomá-la todo dia ou toda semana, mas pode não ser a melhor escolha para quem tem medo de agulha.

    Injeção Anticoncepcional - Método Hormonal

    COMO FUNCIONA

    Primeiro você vai precisar conversar com um profissional da área da saúde. Como ocorre com a maioria dos contraceptivos, a injeção anticoncepcional não é a escolha ideal para todas as mulheres, de forma que sempre recomendamos obter orientação médica. Se você decidir que a injeção anticoncepcional é um método que lhe interessa, um profissional da área da saúde pode fazer a aplicação em você. Depois, dependendo do tipo de injeção que for usar, você só precisa voltar uma vez por mês ou a cada três meses para tomar outra dose, ficando totalmente protegida nesses intervalos de tempo.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS

    • Dura de 1 a 3 meses
    • Possibilita a não interrupção da vida sexual, permitindo desfrutá-la com espontaneidade
    • Não requer controle diário ou semanal
    • A de 3 meses pode ser uma alternativa para mulheres em que o uso do hormônio estrógeno é contraindicado
    • Certos tipos podem ser usadas durante amamentação
    • Em algumas mulheres pode reduzir o fluxo e a dor nas menstruações
    • Exige que você controle o número de meses em que é aplicada
    • Em algumas mulheres pode causar cefaleia e alterações de humor
    • Pode causar aumento de peso, incômodo abdominal
    • Pode a de 3 meses levar até um ano para o retorno da menstruação e da fertilidade depois de parar de aplicar
    • Pode causar ciclos menstruais irregulares
    • Não protege contra infecção por HIV (AIDS) e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
    • Com a injeção mensal é raro mas algumas mulheres podem apresentar coágulos (trombose), ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
    • Precisa ser aplicada por um profissional de saúde e pode causar dor e irritação no local de aplicação.

    APRENDA A FALAR SOBRE ISSO COM:

    Profissionais da Área da Saúde

    Profissionais da Área da Saúde

    Os profissionais da área da saúde conhecem o assunto melhor do que ninguém; obtenha as respostas certas para você

    Seus Pais

    Seus Pais

    Eles conhecem você melhor do que ninguém e já passaram por isso também

    Seu Parceiro

    Seu Parceiro

    Vocês estão nessa juntos e não apenas durante a relação sexual

    PERGUNTAS FREQUENTES

     

      A injeção deve ser aplicada por profissional da área de saúde, como um médico ou farmacêutico. A aplicação pode ser feita na própria farmácia em que comprar o medicamento.

      A aplicação da injeção deve ser feita uma vez por mês ou a cada três meses, dependendo do tipo de contraceptivo que você estiver usando. A quantidade de hormônio injetada para evitar gravidez indesejada só dura cerca de 4-12 semanas dependendo do tipo. Portanto, se deixar de fazer uma aplicação, você não estará protegida contra gravidez.

      Se você tiver uma vida sexual ativa e não quiser ter filhos no momento, você pode continuar fazendo as aplicações para se proteger contra gravidez, desde que o método seja adequado para você e faça check-ups regulares com seu médico ou profissional da área da saúde.

      Não. Pode haver um atraso no retorno da fertilidade depois de parar de tomar as injeções mensais e trimestrais, mas não é o mais comum. Geralmente a mulher acaba conseguindo engravidar como antes. Lembre-se o aumento da idade faz com que a fertilidade diminua naturalmente. O padrão de sangramento anterior ao uso de contraceptivos injetáveis geralmente volta alguns meses após a última injeção. Algumas mulheres podem ter de esperar alguns meses antes de o sangramento voltar ao que era antes.

      A volta dos períodos e da fertilidade pode levar até um ano após parar de tomar as injeções, dependendo do tipo de contraceptivo injetável e podendo também variar de mulher para mulher. Mas é provisório e você poderá engravidar após parar de aplicar as injeções, independentemente do tempo de uso.

      Algumas mulheres realmente ganham peso. Caso isso aconteça com você, fale com seu médico. Talvez seja mais adequada para você uma outra forma de contracepção hormonal.

      Algumas mulheres acham que a injeção seguinte só deve ser aplicada quando começa o próximo sangramento mensal. A programação das injeções não se deve guiar pela ocorrência de sangramento. Porém, a mulher deve receber a injeção a cada 4 semanas ou a cada 12 semanas, dependendo do tipo de contraceptivo. O momento certo de aplicação das injeções não deve ser baseado no sangramento mensal.

      Em geral, não. Algumas mulheres que usam esse método relatam essas queixas. A grande maioria das usuárias de contraceptivos injetáveis não relata tais alterações, enquanto outras relatam melhora do humor e da libido. É difícil dizer se essas alterações se devem ao uso de contraceptivos injetáveis ou a outros motivos. Não há comprovação de que os contraceptivos injetáveis afetem o comportamento sexual das mulheres.

      Quando você usa contraceptivos injetáveis, pode ocorrer sangramento normal e de escape entre os períodos. O sangramento menstrual pode variar de simples manchas entre os períodos menstruais até intenso, que é um fluxo muito semelhante ao período regular. É comum nos primeiros meses de utilização, mas também pode ocorrer após algum tempo de uso de contraceptivo injetável. Tais sangramentos podem ser temporários e normalmente não são sinais de nenhum problema grave. É importante continuar a utilizar as injeções de acordo com a programação. Se o sangramento irregular ou de escape for intenso ou durar mais do que alguns dias, consulte seu médico ou um profissional da área da saúde.