VAMOS FALAR SOBRE ISSO

médico, pais, parceiro

Conversar sobre isso, a gente sabe, às vezes é mais fácil falar do que fazer. Mas com o conteúdo nessa página, você vai conseguir se informar e estar preparada para fazer as perguntas certas às pessoas certas para obter todas as respostas certas para você.

    PONTOS IMPORTANTES:

    Há algumas coisas para lembrar que ajudam muito quando você quiser conversar sobre contracepção ou qualquer outra decisão importante na vida que envolva esse assunto.

    1. Seja confiante.

    Não se sinta constrangida. Sexo é uma parte normal da vida e falar sobre contracepção mostra que você está agindo de forma responsável para se proteger. Não se trata apenas de contracepção. É também sobre tomar as rédeas da sua própria vida de forma adulta e responsável, portanto, sinta orgulho de si mesma.

    2. Busque informações.

    Tire um tempo para fazer umas pesquisas. Embora você nunca terá todas as respostas, saber o que você está falando vai lhe dar mais confiança e fazer com que seja mais respeitada pelas pessoas com quem conversa. Isso também revela maturidade e nada é mais sexy do que isso.

    3. Seja sincera.

    Isso não é uma entrevista de emprego e você não está tentando se vender, você está buscando o melhor para você e isso requer sinceridade. Ninguém pode lhe dar a melhor orientação se não souber a verdade, principalmente o profissional da área da saúde, portanto não minta sobre o seu passado, suas necessidades e preocupações e terá as melhores soluções para você.

    CONVERSE COM SEU PARCEIRO

    Troque intimidades de mais de uma maneira.

    Se você se sente à vontade o bastante para ter intimidades sexuais com alguém, você deveria se sentir à vontade o bastante para falar sobre tais intimidades. Se você tiver alguma preocupação do tipo será que ele já fez teste, o que ele acha de contracepção etc., diga, não se deixe pressionar a nada e tenha certeza de que se sente segura antes de se meter em algo de que possa se arrepender. Se a opinião do seu parceiro for diferente, você pode estar com o cara errado. Sexo tem tudo a ver com confiança e sem isso, não tem muita graça.

    Por que não explorar os métodos juntos?

    SE VOCÊ NÃO CONSEGUE ACHAR AS PALAVRAS PARA DIZER, ANOTE-AS.

    Se você tem dificuldade em falar sobre seus sentimentos, escreva uma carta. Pode parecer um pouco antiquado, mas é uma forma de conseguir se comunicar sem nervosismo, vergonha ou interrupções atrapalhando. Se o principal motivo para você estar falando disso é mostrar o seu ponto de vista, essa sugestão não soa estranha, não é?

    Garota falando sobre contracepção com o namorado

    CONVERSE COM SEUS PAIS

    Eles já tiveram a sua idade.

    Lembre-se de que seus pais, não importa o quanto você não queira pensar nisso, fizeram e, provavelmente, ainda fazem sexo. Sim, é verdade, para início de conversa, como você acha que eles se encontraram? Da mesma maneira que você e o seu parceiro: um pouco de paquera, uma certa atração e pronto! Pergunte sobre suas experiências, peça conselhos, eles não apenas querem seu bem, eles também passaram pelas mesmas coisas antes. Então pergunte e ouça com atenção o que têm a dizer.

    Filha falando com a mãe sobre contracepção

    DICA PARA QUEBRAR O GELO

    Prepare-se. Saiba antes de começar o que você está preparado para compartilhar ou não com seus pais. Você os conhece bem, então cabe a você dar o primeiro passo. Às vezes fica mais fácil usar uma amiga como exemplo. "Julia e o namorado estão conversando sobre fazer sexo, o que você acha disso?" é uma boa maneira de testar o terreno se você não estiver à vontade para falar de si mesma logo de cara.

    CONVERSANDO COM UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE

    Recorra à orientação de profissionais da área da saúde.

    Falar de sexo pode ser difícil em qualquer momento, mais ainda no consultório de profissionais da área da saúde, mas lembre-se, é quase certo que eles já ouviram um milhão de vezes tudo o que você vai dizer, portanto, seja sincera. Além disso, tem o sigilo profissional, então relaxe, seus pais e amigos não vão descobrir! Ser sincera é mesmo a solução para receber os melhores cuidados e as melhores decisões para você, portanto, vá nessa, vai ficar tudo bem.

    Prepare-se.

    Você não precisa de quebra-gelo para conversar com um profissional da área da saúde, apenas pense e elabore antes as perguntas que quer fazer e os assuntos sobre os quais quer explicações. Assim você vai estar preparada com os conhecimentos de que você precisa para tirar o máximo proveito da consulta. Veja abaixo uma lista para você verificar se está bem preparada.

    LISTA DE VERIFICAÇÃO

    1. O seu período menstrual.

    O profissional da área da saúde provavelmente vai perguntar quando foi o seu último período. Portanto, anote a data e outros detalhes se você tiver dúvidas sobre esse assunto.

    2. Medicação.

    Faça uma lista de todos os medicamentos que você toma, especificando o nome, a dosagem, com que frequência etc.

    3. Suas perguntas.

    Anote todas as perguntas que quer fazer para não se esquecer de nenhuma na hora da consulta.

    Garota conversando com a médica sobre contracepção