PERGUNTAS FREQUENTES

Às vezes as pessoas ficam com muita vergonha, estão ocupadas demais ou apenas não sabem as perguntas certas. Mas as perguntas nesta página abordam inúmeros aspectos do que você precisa saber.

A PÍLULA

As pílulas são todas iguais?

Não, há muitos tipos diferentes de pílulas anticoncepcionais no mercado e cada uma é ligeiramente diferente. O importante é seguir rigorosamente as instruções que vêm junto com a embalagem. É importante tomar a pílula como indicado na bula, porque deixar de tomar ou tomar fora do horário certo diminui a eficácia. Se você tiver dúvidas sobre como tomar a pílula, peça orientação a um profissional da área da saúde.

O que tem dentro da pílula?

A maioria dos hormônios utilizados nas pílulas são formas sintéticas dos hormônios naturais progesterona e estrógeno. Algumas contêm apenas progesterona, por ex. as minipílulas, outras contêm uma associação de progesterona com estrógeno, por ex. a chamada pílula combinada.
A pílula combinada devido a ação hormonal impede a ovulação e espessa o muco do colo uterino mais espesso o que impede a passagem dos espermatozoides entre outras ações.
A pílula composta apenas por progesterona atua, tornando o muco mais espesso na entrada do útero. Em algumas mulheres ela também pode impedir a ovulação.

Eu deixei de tomar uma pílula da cartela / Eu vomitei / Eu tive diarreia. O que eu devo fazer?

Existem pílulas anticoncepcionais que oferecem outros benefícios?

Algumas pílulas anticoncepcionais podem melhorar a pele e o cabelo; outras ajudam com sintomas, tais como acne, tensão pré-menstrual (TPM) e sangramento menstrual irregular. Consulte seu médico para saber qual o melhor tipo para você.

Qual é o nível de confiabilidade da pílula?

A pílula é uma das formas de contracepção mais confiáveis, oferecendo grau bem elevado de proteção contra gravidez, quando tomada conforme indicado.

Eu tenho de para de tomar a pílula por um tempo para dar um "descanso" para meu corpo?

Não é necessário para de tomar a pílula, a menos que você deseje engravidar. Não há nenhum efeito na fertilidade a longo prazo, mesmo se você tomar contraceptivos hormonais durante anos.

Quanto tempo vai levar para engravidar depois de ter tomado pílula?

Geralmente logo após interromper o uso a fertilidade retorna, no entanto, em algumas mulheres pode demorar um pouco para o corpo, mas isso é apenas temporário. A fertilidade volta ao nível anterior, não importa por quanto tempo você tenha feito uso de método contraceptivo hormonal. Em um grande estudo de vigilância, cerca de 20% das mulheres que pararam de tomar a pílula combinada para engravidar, já ficaram grávidas no prazo de quatro semanas após a interrupção da ingestão. Mais de 40% ficaram grávidas nos três primeiros meses depois de pararem de tomar a pílula.

E se eu não gostar da pílula que estou tomando - posso trocar?

Há muitas pílulas diferentes no mercado e todas são ligeiramente diferentes. Se você achar que a pílula que está tomando não lhe agrada, há muitas outras para escolher! No entanto, geralmente leva alguns meses até o corpo se acostumar com uma determinada pílula e trocas demasiado frequentes podem impedir você de encontrar um tipo adequado. Peça orientação a seu médico ou um profissional da área da saúde.

Quando eu devo começar a tomar a pílula?

Se você não tiver usado nenhum anticoncepcional com hormônios no mês anterior, você deve começar a tomar a pílula no primeiro dia do seu ciclo. Se você começar a tomar a pílula no primeiro dia da sua menstruação, você fica imediatamente protegida contra gravidez. Você deve escolher uma hora do dia que vai ser fácil lembrar e cuide para que você tome a pílula no mesmo horário todos os dias.

A pílula é para tomar todo dia?

Depende do tipo de pílula. A maioria das pílulas utiliza um ciclo de 28 dias incluindo o intervalo sem pílula ou placebo, o que significa que você usa uma nova cartela a cada ciclo.
Com algumas você tem de tomar uma pílula hormonal todos os dias. Com outras você toma uma pílula hormonal todos os dias durante 21 ou 24 ou mesmo 26 dias do ciclo e depois faz uma pausa sem hormônio de 7 ou 4 ou apenas 2 dias, quando não se toma pílula ou se toma uma pílula sem hormônio.
Durante essa pausa, você ainda está protegida e tem um sangramento semelhante à menstruação.

É seguro fazer sexo durante a pausa de quatro ou sete dias?

Sim - desde que você tenha tomado as pílulas anteriores conforme as instruções. Além disso, se você tiver relações sexuais durante a pausa, é importante iniciar a próxima cartela no dia certo e lembrar-se de tomar as pílulas da forma correta.

Os meus períodos são afetados?

A pílula normalmente torna os períodos mais regulares e mais curtos e menos intensos e menos doloridos.

Eu tenho de tomar a pílula na mesma hora todos os dias?

Sim, de manhã ou à noite, você decide, mas precisa criar uma rotina para lembrar-se de tomar a pílula.

Se você se esquecer de tomar, com a maioria dos tipos de pílulas você ainda estará protegida se tomar até 12 horas mais tarde - mas não é sensato fazer isso com demasiada frequência. Algumas pílulas à base de progesterona só podem ser tomadas com até três horas de atraso.

Eu estou tomando antibióticos - como isso afeta a pílula?

Alguns antibióticos e outros medicamentos podem reduzir a eficácia da pílula, portanto sempre informe seu médico ou profissional da área da saúde que você está tomando pílula, caso lhe seja receitado algum remédio.

Como eu me protejo contra DSTs?

A pílula não protege contra DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Portanto, até que se sinta segura sobre a saúde de seu parceiro sexual, é aconselhável utilizar preservativo além da pílula.

Será que a pílula vai me fazer engordar?

Embora algumas mulheres que tomam pílula tenham relatado aumento do peso, é bastante discutível que isso poderia estar relacionado com a pílula.
No entanto, com algumas pílulas você pode ganhar peso quando começa a tomá-las, devido à retenção de líquidos, o que faz você se sentir maior. Mas hoje existem pílulas anticoncepcionais modernas capazes de evitar em parte essa retenção de líquidos.
É possível que você também ache que seu apetite aumentou nos primeiros três meses de pílula - e claro que se você comer mais, você pode ganhar peso!

A pílula provoca manchas de pele?

Na verdade, algumas pílulas modernas podem ajudar a deixar a pele livre de podem deixar a pele menos oleosa e melhora até a acne. Fale com seu médico ou profissional da área da saúde sobre como uma pílula adequada para você poderia ajudar a combater esses problemas de pele. Às vezes as mulheres apresentam erupções cutâneas em resposta à pílula. Se for esse o seu caso, consulte seu médico ou profissional da área da saúde. Com mais de 30 tipos de pílula atualmente no mercado, você deve encontrar uma que seja a melhor para você.

Será que a pílula vai me dar enjoo?

Algumas mulheres sentem enjoo quando tomam pílula, mas há muitas variedades hoje no mercado, inclusive as modernas, com baixas dosagens de hormônios. Você deve encontrar uma que seja adequada para você.

Será que eu preciso fazer uma parada após alguns anos de uso da pílula para deixar o corpo se recuperar?

Isso não tem nenhuma razão ou justificativa científica, além de poder resultar até em gravidez indesejada. Fazer tais pausas não melhora a capacidade para conceber: o intervalo de tempo em que se faz uso de pílula não tem influência nisso.

O uso da pílula por muito tempo afeta a possibilidade de ter filhos?

Não. Isso tem sido objeto de pesquisa em grandes estudos e não há evidências que sugerem que a pílula tenha efeito negativo a longo prazo na capacidade de a mulher ter filhos, mesmo quando tomada sem pausa durante muito tempo.

É difícil se lembrar de tomar a pílula regularmente?

Tente adotar uma rotina para tomar a pílula e ficar mais fácil de você lembrar.
Se você for muito esquecida, talvez prefira experimentar a pílula diária, que é tomada todo dia do mês, sem a pausa de sete dias, sendo, por isso, mais fácil criar uma rotina. Você também pode utilizar aplicativos que te ajudem a lembrar. Se ainda assim continuar esquecendo, converse com seu médico sobre outros métodos que não necessitam de lembrança diária.

Eu tive enjoo e vomitei depois de tomar a pílula. Será que ainda funciona?

Vômito e diarreia intensa nas primeiras 3 a 4 horas depois de tomar a pílula pode diminuir a confiabilidade desse método. Em ambos os casos, tome outra pílula no prazo de 12 horas. Essa precaução não é necessária, se você estiver tomando a "pílula inativa".

Eu tive sangramento entre dois períodos. Isso é normal acontecer?

Sangramento entre períodos ocorre principalmente nos primeiros meses de ingestão da pílula e em geral desaparece nos ciclos seguintes. Normalmente não há por que se preocupar. Não pare de tomar a pílula - se fizer isso, você não estará protegida e poderá ficar grávida. Se o sangramento ocorrer regularmente, fale com seu médico. Em casos raros pode haver sangramento intenso, semelhante ao de período.

Eu estou tomando pílula, mas não menstruei este mês. Eu estou grávida?

Se você estiver tomando as pílulas regularmente, é muito pouco provável que esteja grávida. A pílula tem elevado índice de eficácia. Se o período não vier, não significa necessariamente que você esteja grávida desde que você tenha tomado a pílula como indicado. Pode ser que a parede que reveste o útero não tenha se desenvolvido muito e, portanto, não é expulsa. Se a menstruação não vier por mais de dois meses seguidos, fale com o seu médico ou profissional da área da saúde antes de começar a nova cartela.

Eu estou tomando pílula e outro remédio. Isso afeta a confiabilidade da pílula?

Medicamentos, como certos antibióticos, podem afetar a eficácia da pílula. Pergunte a seu médico ou profissional da área da saúde sobre possíveis interações ou interferência.

Mulheres muito jovens podem tomar pílula?

A pílula também é adequada para mulheres bem jovens. Toda mulher com vida sexual ativa e que já tiveram a primeira menstruação, não importa de que idade, que não utilizar meios de contracepção, pode ter de enfrentar gravidez não planejada ou mesmo aborto. As jovens devem falar com seu médico ou profissional da área da saúde antes de iniciarem sua vida sexual. Não se preocupe! O que disser a seu médico ou profissional da área da saúde é totalmente confidencial. Nem seus pais nem ninguém vão descobrir.

A pílula me protege contra AIDS e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis)?

A pílula não protege contra o HIV, o vírus que causa AIDS, nem contra qualquer outra doença sexualmente transmissível (DST). Use sempre camisinha.

Todo mundo pode usar pílula?

Nem todas as mulheres podem usar a pílula combinada, de forma que seu médico ou profissional da área da saúde vai precisar fazer-lhe perguntas sobre o seu histórico médico e também o da sua família. Informe todas as doenças ou cirurgias que já fez. Alguns casos que podem indicar que você não deve usar a pílula combinada são:

- você acha que talvez já esteja grávida
- Você fuma e tem mais de 35 anos
- você sofre de enxaqueca com aura
- Tem história pessoal ou familiar de trombose

ENCONTRE
SUPORTE
LOCAL

QUAIS OS MÉTODOS
CONTRACEPTIVOS QUE PODEM
SE ADAPTAR MELHOR
AO MEU PERFIL?