PERGUNTAS FREQUENTES

Às vezes as pessoas ficam com muita vergonha, estão ocupadas demais ou apenas não sabem as perguntas certas. Mas as perguntas nesta página abordam inúmeros aspectos do que você precisa saber.

IMPLANTE CONTRACEPTIVO

Por que o implante contraceptivo tem de ser substituído após três anos?

O implante contém um reservatório com progesterona que é liberada em doses bem baixas durante três, dependendo do tipo, para evitar gravidez. Ele precisa ser substituído após esse tempo, porque acaba o hormônio no reservatório.

É possível sentir o implante anticoncepcional ou vê-lo por fora?

O implante é mais ou menos do tamanho de um palito de fósforo e é inserido sob a pele no lado interno da parte superior do braço. Ele pode ser facilmente sentido, mas não é muito visível, exceto se for especificamente procurado. Fica uma pequena marca no ponto de inserção, mas que não é muito visível, desde que o implante tenha sido colocado por profissional da área da saúde devidamente qualificado.

O implante pode ser usado se você pratica muito esporte ou os exercícios físicos podem tirá-lo do lugar?

É muito raro o implante sair do lugar, mesmo com exercícios vigorosos, e não há indício de que isso seja grave, mas há alguns relatos de dor ou incômodo. Se você não consegue sentir o implante onde foi colocado, fale com seu médico ou profissional da área da saúde para se certificar de que esteja no lugar certo ou para ser retirado, se necessário.

Os hormônios afetam a menstruação?

Muitas mulheres acham que períodos intensos e doloridos diminuem. Às vezes pode haver sangramento irregular no começo, mas que deve desaparecer após os primeiros meses de uso.

Quando se deve colocar o implante?

Após consulta com profissional da área da saúde e confirmação de que você não está grávida, o implante deve ser inserido no prazo de 7 dias depois do início do ciclo menstrual ou imediatamente ou no prazo de 7 dias após aborto. Se o implante contraceptivo for colocado fora desses prazos, você vai precisar usar outro método não hormonal (de barreira) nos 7 dias seguintes. Em caso de dúvidas, consulte um profissional da área da saúde.

O procedimento para colocação do implante é dolorido?

É usada anestesia local, de modo que não deve haver muita dor e o procedimento leva apenas alguns minutos. Pode haver um pouco de dor e hematoma depois da colocação.

O que acontece se eu não quiser mais o implante contraceptivo. É fácil tirá-lo?

Sim, o implante pode ser retirado em qualquer momento, mas isso deve ser feito por profissional qualificado da área da saúde após três anos de uso ou a qualquer momento antes desse tempo, por razões pessoais ou médicas.

Quanto tempo depois da retirada eu posso engravidar?

Depois de retirado o implante, o efeito contraceptivo passa logo e você pode engravidar tão rápido quanto mulheres que não utilizaram nenhum anticoncepcional.

Os implantes podem ser deixados para sempre no braço da mulher?

Em geral, deixar os implantes no lugar por período superior ao seu tempo de eficácia não é recomendado, se a mulher ainda correr risco de engravidar. Os implantes não são em si perigosos, mas como diminuem os seus níveis hormonais, eles se tornam cada vez menos eficazes.

Posso usar o implante durante a amamentação?

Estudos não demonstraram efeitos nocivos significativos no crescimento nem na saúde de crianças, cujas mães começaram a usar implantes contraceptivos seis semanas após o parto. Não há dados que endossam o uso de implantes antes de seis semanas após o parto.

ENCONTRE
SUPORTE
LOCAL

QUAIS OS MÉTODOS
CONTRACEPTIVOS QUE PODEM
SE ADAPTAR MELHOR
AO MEU PERFIL?