PERGUNTAS FREQUENTES

Às vezes as pessoas ficam com muita vergonha, estão ocupadas demais ou apenas não sabem as perguntas certas. Mas as perguntas nesta página abordam inúmeros aspectos do que você precisa saber.

ESPONJA

Eu posso deixar a esponja no lugar ao nadar ou tomar banho?

Sim. A esponja contraceptiva não é afetada de forma nenhuma.

Posso usar a esponja todo dia e até mesmo durante a menstruação?

Você pode usar a esponja quantas vezes quiser, mas não durante o período menstrual.

É possível a esponja se perder dentro do corpo?

A esponja contraceptiva é mantida no lugar pelos músculos da parte superior da vagina. A ondulação na esponja ajuda a mantê-la no lugar, cobrindo o colo do útero. A abertura da vagina para o útero é pequena demais para a esponja passar. Não há como a esponja chegar a nenhuma outra parte de seu corpo.

Será que a esponja afeta o ciclo menstrual?

A esponja é um contraceptivo vaginal sem hormônio que não atrapalhe o seu ciclo menstrual.

Eu posso inserir a esponja após a relação sexual?

Não, a esponja deve ser inserida antes de você ter relação sexual. Depois de o pênis entrar na vagina, é maior a chance de engravidar, porque pode haver vazamento de esperma sem ejaculação e com ejaculação.

A esponja pode rasgar enquanto estiver no lugar?

A esponja contraceptiva não deve rasgar com movimentos musculares normais dentro da vagina nem mesmo durante o ato sexual. Tenha cuidado para não empurrar a esponja com a unha, quando for inserí-la ou retirá-la. Pode haver uma separação bem pequena, mas isso não afeta a capacidade contraceptiva da esponja.

E se eu tiver dificuldade para retirar a esponja?

Se tiver problema para tirá-la ou achar que partes dela ainda estão na sua vagina, siga cuidadosamente as instruções na bula sobre como fazer a retirada. Se ainda tiver problema para retirar a esponja, procure imediatamente atendimento médico.

O meu parceiro consegue sentir a esponja contraceptiva durante o ato sexual?

A esponja é feita de material macio e confortável, parecendo o tecido vaginal normal. Alguns parceiros podem sentir a esponja durante o ato sexual, mas isso geralmente não é desagradável.

A esponja contraceptiva é tão eficaz como a pílula ou o SIU?

Não, a esponja é menos eficaz que o DIU hormonal ou SIU e a pílula. De 12 a 24 mulheres engravidam durante o uso da esponja por um ano, o que é muito mais em comparação à pílula ou ao SIU.

A esponja pode se dissolver ou sair sozinha?

A esponja não se dissolve. Em alguns casos, como durante os movimentos intestinais, a esponja pode ser expulsa. Se ela não estiver no lugar por 6 horas após a última relação sexual, você deve imediatamente inserir uma nova esponja. Não recoloque a que foi expulsa.

Não é dia do meu período, mas tinha sangue na esponja quando a tirei. O que está acontecendo?

Muitas mulheres têm escape entre os períodos, especialmente durante a ovulação. Se o sangramento menstrual for fora do comum, contínuo ou intenso, consulte seu médico ou profissional da área da saúde.

A esponja pode me deixar seca?

Algumas mulheres relatam que a esponja absorve parte da secreção vaginal natural. Para ajudar a evitar esse problema, é importante que você deixe a esponja bastante molhada antes do uso. Se isso se tornar um problema para você, recomenda-se o uso de lubrificante à base de água com a esponja.

ENCONTRE
SUPORTE
LOCAL

QUAIS OS MÉTODOS
CONTRACEPTIVOS QUE PODEM
SE ADAPTAR MELHOR
AO MEU PERFIL?