PERGUNTAS FREQUENTES

Às vezes as pessoas ficam com muita vergonha, estão ocupadas demais ou apenas não sabem as perguntas certas. Mas as perguntas nesta página abordam inúmeros aspectos do que você precisa saber.

DIU Hormonal (SIU)

A colocação do DIU Hormonal (SIU) é dolorida?

Em geral, a inserção do DIU Hormonal (SIU) é bem tolerada pela maioria das mulheres. Algumas usuárias podem sentir dor e tontura após a inserção, que normalmente desaparecem depois de um curto intervalo de repouso. Antes da inserção pode-se utilizar analgésicos comuns ou aplicar anestesia local no colo uterino.

Qual é a diferença entre DIU Hormonal (SIU) e DIU de Cobre?

O DIU de Cobre (Dispositivo Intrauterino) é um dispositivo pequeno de plástico em formato de T, recoberto por cobre ou outros metais, que é inserido na cavidade do útero. O DIU Hormonal (SIU) é composto por dois elementos: o dispositivo de plástico em formato de T e um cilindro que contém o hormônio progesterona, que vai sendo liberado aos poucos. O DIU Hormonal (SIU) e DIU de Cobre têm várias características diferentes e funcionam de forma também distinta. Fale com seu médico ou profissional da área da saúde para saber qual a opção mais adequada para você.

O DIU Hormonal (SIU) também pode ser utilizado como método de contracepção de emergência?

Não, não há estudo do DIU Hormonal (SIU) para uso como contraceptivo de emergência.

O DIU Hormonal (SIU) pode sair ou ficar preso no útero?

O DIU Hormonal (SIU) deve ser inserido por profissional da área da saúde qualificado, que vai seguir o procedimento necessário para garantir a sua colocação correta. Às vezes, as contrações musculares do útero durante a menstruação podem tirá-lo do lugar ou expulsá-lo. Muito raramente pode haver perfuração da parede do útero. Se a usuária de DIU Hormonal (SIU) tiver algum sangramento fora do normal, dor ou desconforto, o médico ou profissional da área da saúde deve ser informado o mais rápido possível.

O meu parceiro ou eu sentimos o DIU Hormonal (SIU) durante a relação sexual?

Nem você nem seu parceiro devem sentir o DIU Hormonal (SIU) durante o ato sexual. Se sentirem, deve-se evitar relações sexuais até seu médico ou profissional da área da saúde verificar se o DIU Hormonal (SIU) ainda está corretamente colocado. Alguns parceiros podem sentir os fios de remoção do DIU, mas isso não é comum. Se isso ocorrer não costuma causar problemas nem dor no parceiro e o médico tem como tomar atitudes para contornar a situação.

É seguro usar absorventes internos durante a menstruação se eu estiver usando DIU Hormonal (SIU)?

É aconselhável o uso de absorventes externos. Se usar absorventes internos, você deve trocá-los em intervalos de tempo mais curtos durante o primeiro mês após a colocação do DIU Hormonal (SIU).

Vou ter sangramento depois de colocar DIU Hormonal (SIU)?

A progesterona liberada pelo DIU Hormonal (SIU) faz com que a parede do útero se torne bem fina. Portanto, sua menstruação pode mudar e você ter períodos mais curtos ou mais longos, sangramento mais leve ou mais intenso ou absolutamente nenhum sangramento. O mais comum é a redução ou ausência de fluxo menstrual. Quando o DIU Hormonal (SIU) é colocado pela primeira vez, antes de a parede ficar bastante fina, as mulheres podem ter escape (pequeno sangramento) não previsto, que normalmente desaparece após os primeiros meses de uso. Se não desaparecer, você deve consultar seu médico ou profissional da área da saúde para verificar se o sangramento não está ligado a outra causa.

Tem algum problema usar DIU Hormonal (SIU) por mais tempo que o indicado de cinco anos?

O DIU Hormonal (SIU) pode ser deixado no lugar por até cinco anos. Após esse tempo, ele precisa ser substituído por um novo dispositivo. Se esse método de contracepção funcionou bem para você e você ainda quiser usar uma opção de contracepção de longa duração, converse com seu médico sobre o que fazer para continuar a utilizá-lo.

O que eu devo esperar acontecer logo depois da colocação?

A maioria das mulheres tolera bem a colocação do DIU Hormonal (SIU), mas você pode sentir dor e tontura durante ou após esse procedimento, que normalmente passam rápido. Se esses efeitos não desaparecerem no prazo de meia hora, o DIU Hormonal (SIU) talvez não esteja colocado de forma correta. Seu médico vai examinar você para ver se o DIU Hormonal (SIU) precisa ser retirado ou substituído. Se você tiver dor intensa ou a dor continuar por mais que algumas semanas após a colocação, você deve procurar seu médico.

O que são os fios presos no DIU Hormonal (SIU)?

Os 2 fios permitem que seu médico retire o DIU Hormonal (SIU). Ele pode mostrar-lhe como verificar a presença dos fios. Ser capaz de sentir os fios pode servir para tranquilizar você de que o DIU Hormonal (SIU) ainda está no lugar, atuando como contraceptivo de forma eficaz. Se você tiver outras perguntas sobre os fios, fale com seu médico ou profissional da área da saúde.

Em quanto tempo o DIU Hormonal (SIU) começa a funcionar?

Se colocado no prazo de 7 dias após o início do seu período mensal, o DIU Hormonal (SIU) oferece imediatamente mais de 99% de eficácia e funciona por 5 anos para evitar a gravidez. No entanto, é aconselhável aguardar 24 horas após a colocação do DIU Hormonal (SIU) antes de ter relação sexual. Com o DIU Hormonal (SIU) você não precisa pensar em método contraceptivo todo dia.

Devo fazer acompanhamento médico depois de colocar o DIU Hormonal (SIU)?

Você deve fazer uma consulta médica nas primeiras 4 a 6 semanas depois da colocação do DIU Hormonal (SIU). Depois disso, seu médico vai orientar você sobre o agendamento de consultas para acompanhamento.

Como o DIU Hormonal (SIU) afeta o padrão de sangramento? Eu vou ter o período todo mês?

Em geral, você deve ter uma redução progressiva do volume e do número de dias de sangramento a cada mês. Mas você pode ter alguns escapes ou sangramentos leves além dos períodos nos primeiros 3 a 6 meses após a colocação do DIU Hormonal (SIU). Algumas mulheres podem ter sangramento intenso ou prolongado durante esse tempo, mas isso não significa que você vai ter sangramento todo dia.

Consulte seu médico se o sangramento continuar mais intenso do que o habitual ou tornar-se intenso depois de ter ficado leve por um tempo.

Entre algumas mulheres, os períodos podem desaparecer completamente quando utilizam o DIU Hormonal (SIU). Se você não tiver período durante 6 semanas e estiver preocupada com gravidez, pense seriamente em fazer um teste. Se o resultado for negativo, não há necessidade de fazer outro teste a menos que você tenha outros sinais de gravidez (por ex. enjoo, cansaço ou mastalgia (dor nos seios).

Se seu período mensal parar mesmo enquanto estiver usando o DIU Hormonal (SIU), ele deve voltar depois da retirada.

Será que o DIU Hormonal (SIU) interfere no sexo?

Como o DIU Hormonal (SIU) é colocado no útero, não na vagina, nem você nem seu parceiro devem senti-lo durante as relações sexuais. Alguns parceiros podem sentir os fios de remoção do DIU, mas isso não é comum. Se isso ocorrer não costuma causar problemas nem dor no parceiro e o médico tem como tomar atitudes para contornar a situação.

Devo tomar nota do meu perfil de sangramento?

Como pode haver alterações no seu período mensal, pode ser útil tomar nota de qualquer sangramento ou escape. Isso vai ajudar você e seu médico a monitorar a sua experiência com o DIU Hormonal (SIU).

O que acontece se eu decidir ter um bebê?

O DIU Hormonal (SIU) evita gravidez por até 5 anos, mas você pode pedir a seu médico para retirá-lo a qualquer momento que quiser ter um bebê e começar a tentar engravidar logo em seguida. Em testes clínicos, a maioria das mulheres que quis engravidar após a retirada do DIU Hormonal (SIU) conseguiu no prazo de 1 ano. Esses dados foram semelhantes aos das mulheres que não tinham utilizado DIU Hormonal (SIU).

Como o DIU Hormonal (SIU) é colocado?

Depois de você e seu médico terem optado por esse método contraceptivo, o DIU Hormonal (SIU) pode ser colocado durante uma consulta. Após exame ginecológico, um instrumento chamado espéculo é colocado na vagina e o colo uterino é limpo com antisséptico. Em seguida, o médico coloca o DIU Hormonal (SIU) no útero, usando um tubo de plástico fino e flexível. Pode ser aplicada anestesia local no colo uterino antes da colocação.

O DIU Hormonal (SIU) protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)?

Não, o DIU Hormonal (SIU) é usado para prevenção da gravidez apenas e não protege contra DSTs, inclusive o vírus HIV e a AIDS. É importante prevenir e se proteger contra DSTs com o uso de preservativos.

E se eu pegar uma doença sexualmente transmissível (DST)?

Se você achar que está com alguma DST enquanto estiver usando o DIU Hormonal (SIU), procure seu médico ou profissional da área da saúde. Você deve usar contraceptivo de barreira (tais como preservativos) ou evitar relações sexuais até fazer uma consulta médica.

O que acontece se eu engravidar enquanto estiver usando o DIU Hormonal (SIU)?

Embora raro, é possível engravidar durante o uso de DIU Hormonal (SIU). Não ter o período não é necessariamente sinal de gravidez, enquanto o DIU Hormonal (SIU) está no lugar. Porém, se você não tiver o seu período e ter outros sintomas de gravidez (por exemplo, náuseas, cansaço ou mastalgia), você deve procurar seu médico.

Posso usar o DIU Hormonal (SIU) entre gestações?

Sim. A partir de 6 semanas após o parto, você pode usar o DIU Hormonal (SIU) por até 5 anos entre gestações. Quando quiser ter outro bebê, você pode tentar engravidar logo que o DIU Hormonal (SIU) for retirado por seu médico ou profissional da área da saúde.

Posso retirar o DIU Hormonal (SIU) antes do fim dos 5 anos?

Sim, seu médico pode retirá-lo a qualquer momento que seus planos de vida mudem.

Posso utilizar absorventes internos com DIU Hormonal (SIU)?

Sim, mas retire o absorvente interno com cuidado para evitar puxar os fios do DIU Hormonal (SIU).

O DIU Hormonal (SIU) pode sair do lugar?

Embora seja muito improvável, o DIU Hormonal (SIU) pode sair completa ou parcialmente do lugar. Se você perceber que o seu sangramento está mais intenso do que o habitual durante o período, pode ser sinal de que o DIU Hormonal (SIU) saiu completa ou parcialmente do lugar. Se o DIU Hormonal (SIU) sair do lugar, você talvez não estará protegida contra gravidez. Você deve usar um contraceptivo de barreira (tais como preservativos) ou evitar relações sexuais e consultar seu médico.

ENCONTRE
SUPORTE
LOCAL

QUAIS OS MÉTODOS
CONTRACEPTIVOS QUE PODEM
SE ADAPTAR MELHOR
AO MEU PERFIL?