PERGUNTAS FREQUENTES

Às vezes as pessoas ficam com muita vergonha, estão ocupadas demais ou apenas não sabem as perguntas certas. Mas as perguntas nesta página abordam inúmeros aspectos do que você precisa saber.

DIU de Cobre

É dolorida a colocação do DIU de Cobre?

Em geral a inserção do DIU de Cobre(Dispositivo Intrauterino) é bem tolerada pela maioria das mulheres. Pode-se aplicar anestesia local no colo uterino antes da colocação. Algumas mulheres podem sentir dor e tontura após a inserção, que normalmente desaparecem depois de um curto intervalo de repouso.

O DIU de Cobre pode sair ou ficar preso no útero?

O DIU de Cobre deve ser inserido por profissional da área da saúde devidamente treinado que vai seguir o procedimento necessário para garantir que seja colocado no local correto. Às vezes, as contrações musculares do útero durante a menstruação podem tirá-lo do lugar ou expulsá-lo. Muito raramente pode ocorrer perfuração da parede do útero. Se a usuária de DIU de Cobre tiver sangramento fora do normal, dor ou desconforto, o médico deve ser informado o mais rápido possível.

É seguro usar absorvente interno durante a menstruação se eu estiver usando DIU de Cobre?

Sim, não há nenhum problema em utilizá-los enquanto tem o DIU de Cobre. Isso porque o DIU de Cobre se localiza dentro do útero enquanto que o coletor ou o absorvente íntimo ficam no interior da vagina, estes são separados pelo colo do útero não havendo contato entre eles. O único cuidado a ser tomado é ao se manipular o coletor ou absorvente íntimo em não puxar acidentalmente os fios de remoção. Os fios geralmente ficam muito curtos, não sendo alcançáveis com os dedos, mas vale ter atenção ao retirar o coletor/absorvente. Estudo realizado com usuárias de absorvente comum, absorvente íntimo e coletor menstrual não encontrou diferenças na taxa de expulsão.

Vou ter sangramento depois de colocar DIU de Cobre?

As mulheres que usam DIU de Cobre são mais suscetíveis a ter aumento do sangramento mensal do que as não usuárias. Isso normalmente ocorre por causa da maior duração e intensidade do fluxo menstrual, mas também pode decorrer de sangramento irregular e escape entre os períodos.

O DIU de Cobre vai afetar a menstruação?

Mulheres com DIU de Cobre podem apresentar aumento da duração e da intensidade do fluxo menstrual.

Por quanto tempo é seguro usar DIU de Cobre?

O DIU de Cobre pode ser deixado no lugar por 5 até 10 anos, dependendo do tipo. Após esse intervalo, é preciso substituí-lo por um novo dispositivo. Se esse método de contracepção funcionar bem para você e ainda quiser usar uma opção de contracepção de longa duração, converse com seu médico ou profissional da área da saúde para continuar utilizando esse método.

Os DIUs são todos iguais, não?

A imagem que ainda vem imediatamente à mente de muitas mulheres é a do DIU de Cobre ou da espiral com as partes metálicas e seus efeitos supostamente prejudiciais. Na verdade, a eficácia da espiral se baseia nos íons de cobre que interferem na motilidade dos espermatozoides. Além disso, a parede do útero é alterada por uma leve reação inflamatória, de forma que todo óvulo fertilizado é impedido de se implantar. Existe uma alternativa moderna para a espiral de cobre, porém, na forma do SIU hormonal, que difere em termos de modo de ação apesar do nome semelhante.

O DIU de Cobre deixa a mulher infértil?

Não, quando o DIU de Cobre é retirado, a mulher consegue engravidar tão rápido quanto outra que nunca usou DIU de Cobre, lembra-se, a fertilidade diminui naturalmente com o aumento da idade. Estudos de pesquisa não observaram aumento do risco de infertilidade entre as mulheres que utilizaram DIU de Cobre, inclusive entre as jovens e sem filhos. Porém, se a mulher, usuária ou não de DIU de Cobre, desenvolver doença inflamatória pélvica (DIP) e não tratar, há probabilidade de se tornar infértil.

O meu parceiro ou eu sentimos o DIU de Cobre durante a relação sexual?

Nem você nem seu parceiro devem sentir o DIU de Cobre durante o ato sexual. Se sentirem, deve-ser evitar ter relações sexuais até seu médico verificar se o DIU de Cobre ainda está no local correto. Alguns parceiros podem sentir os fios de remoção do DIU, mas isso não é comum. Se isso ocorrer não costuma causar problemas nem dor no parceiro e o médico tem como tomar atitudes para contornar a situação.

Mulheres que nunca tiveram filho podem usar DIU de Cobre?

Em geral, a mulher que não teve filhos pode usar DIU de Cobre, em geral independente de ter filhos ou não o DIU de cobre pode ser utilizado. Inclusive, é recomendado pelas sociedades médicas nacionais e internacionais para mulheres jovens que não desejam engravidar por sua alta eficácia.

O DIU de Cobre pode se deslocar do útero para outras partes do corpo da mulher?

O DIU de Cobre nunca se desloca para outra parte do corpo fora do abdome. O DIU de Cobre normalmente permanece dentro do útero como uma semente dentro de um invólucro. Raramente, o DIU de Cobre pode vir a atravessar a parede do útero e entrar na cavidade abdominal. Isso é mais comum por erro cometido durante a inserção. Se isso for descoberto no prazo de aproximadamente 6 semanas após a inserção ou se causar sintomas a qualquer momento, o DIU de Cobre precisará ser retirado.

O DIU de Cobre deve ser inserido apenas durante o sangramento mensal da mulher?

Nas mulheres com ciclo menstrual, o DIU de Cobre pode ser inserido em qualquer momento durante o ciclo, se houver certeza de que a mulher não está grávida. Inserir o DIU de Cobre durante o sangramento mensal pode ser uma boa hora, pois é provável que a mulher não esteja grávida e a inserção pode ser mais fácil. Porém, não é tão fácil ver sinais de infecção durante o sangramento mensal.

ENCONTRE
SUPORTE
LOCAL

QUAIS OS MÉTODOS
CONTRACEPTIVOS QUE PODEM
SE ADAPTAR MELHOR
AO MEU PERFIL?