PERGUNTAS FREQUENTES

Às vezes as pessoas ficam com muita vergonha, estão ocupadas demais ou apenas não sabem as perguntas certas. Mas as perguntas nesta página abordam inúmeros aspectos do que você precisa saber.

ANTICONCEPCIONAL INJETÁVEL

Eu tenho de ir ao hospital para aplicação do contraceptivo injetável?

A injeção deve ser aplicada por profissional da área da saúde. Dependendo de onde você mora, a injeção pode ser feita por médico, em clínica de planejamento familiar ou farmácias.

E se eu deixar de fazer uma aplicação do contraceptivo injetável - eu vou ficar grávida?

A aplicação da injeção deve ser feita uma vez por mês ou a cada três meses, dependendo do tipo de contraceptivo que você estiver usando. A quantidade de hormônio injetada para evitar gravidez indesejada só dura cerca de 4-12 semanas dependendo do tipo. Portanto, se deixar de fazer uma aplicação, você não estará protegida contra gravidez.

Quantas aplicações de contraceptivo injetável podem ser feitas?

Se você tiver uma vida sexual ativa e não quiser ter filhos no momento, você pode continuar fazendo as aplicações para se proteger contra gravidez, desde que o método seja adequado para você e faça check-ups regulares com seu médico ou profissional da área da saúde.

E se eu quiser ter filhos, o contraceptivo injetável vai afetar a minha fertilidade a longo prazo?

A volta dos períodos e da fertilidade pode levar até um ano após parar de tomar as injeções trimestrais, dependendo do tipo de contraceptivo injetável e podendo também variar de mulher para mulher. Mas é provisório e você poderá engravidar após parar de aplicar as injeções, independentemente do tempo de uso.

O contraceptivo injetável causa aumento de peso?

Algumas mulheres realmente ganham peso. Caso isso aconteça com você, fale com seu médico. Talvez seja mais adequada para você uma outra forma de contracepção hormonal.

As datas para a reaplicação das injeções devem se basear no primeiro dia do sangramento mensal?

Não! Algumas mulheres acham que a injeção seguinte só deve ser aplicada quando começa o próximo sangramento mensal. A programação das injeções não se deve guiar pela ocorrência de sangramento. Porém, a mulher deve receber a injeção a cada 4 semanas ou a cada 12 semanas, dependendo do tipo de contraceptivo. O momento certo de aplicação das injeções não deve ser baseado no sangramento mensal.

Tomar contraceptivos injetáveis todo mês altera o humor e o desejo sexual das mulheres?

Em geral, não. Algumas mulheres que usam esse método relatam essas queixas. A grande maioria das usuárias de contraceptivos injetáveis não relata tais alterações, enquanto outras relatam melhora do humor e da libido. É difícil dizer se essas alterações se devem ao uso de contraceptivos injetáveis ou a outros motivos. Não há comprovação de que os contraceptivos injetáveis afetem o comportamento sexual das mulheres.

Fazer aplicações de contraceptivo injetável todo mês causa infertilidade?

Não. Pode haver um atraso no retorno da fertilidade depois de parar de tomar as injeções mensais e trimestrais, mas não é o mais comum. Geralmente a mulher acaba conseguindo engravidar como antes. Lembre-se o aumento da idade faz com que a fertilidade diminua naturalmente. O padrão de sangramento anterior ao uso de contraceptivos injetáveis geralmente volta alguns meses após a última injeção. Algumas mulheres podem ter de esperar alguns meses antes de o sangramento voltar ao que era antes.

Os contraceptivos injetáveis afetam o ciclo menstrual?

Quando você usa contraceptivos injetáveis, pode ocorrer sangramento normal e de escape entre os períodos. O sangramento menstrual pode variar de simples manchas entre os períodos menstruais até intenso, que é um fluxo muito semelhante ao período regular. É comum nos primeiros meses de utilização, mas também pode ocorrer após algum tempo de uso de contraceptivo injetável. Tais sangramentos podem ser temporários e normalmente não são sinal de nenhum problema grave. É importante continuar a utilizar as injeções de acordo com a programação. Se o sangramento irregular ou de escape for intenso ou durar mais do que alguns dias, consulte seu médico ou um profissional da área da saúde.

ENCONTRE
SUPORTE
LOCAL

QUAIS OS MÉTODOS
CONTRACEPTIVOS QUE PODEM
SE ADAPTAR MELHOR
AO MEU PERFIL?