PERGUNTAS FREQUENTES

Às vezes as pessoas ficam com muita vergonha, estão ocupadas demais ou apenas não sabem as perguntas certas. Mas as perguntas nesta página abordam inúmeros aspectos do que você precisa saber.

ANEL VAGINAL

O que devo fazer se o anel vaginal sair do lugar?

O anel pode escorregar ou acabar saindo da vagina durante a relação sexual, esforços de movimentos intestinais ou retirada de absorvente interno. Se sair, o anel deve ser enxaguado e recolocado logo que possível. Se ficar fora por menos de três horas, você ainda deve ter proteção contra gravidez. Se ficar fora por mais de 3 horas, é necessário recorrer a um método auxiliar de contracepção, tais como camisinhas, durante os 7 dias seguintes. O anel deve permanecer no lugar por pelo menos mais 7 dias depois de ficar fora por mais de 3 horas; isso pode significar o uso por mais de 21 dias no total desse mês. Depois disso, pode fazer uma semana de intervalo sem anel e então colocar o próximo.

O que eu devo fazer se o anel vaginal quebrar?

O anel pode quebrar e daí perder a forma. Se ele permanecer na vagina, isso não deve reduzir a sua eficácia em prevenir a gravidez. Se ele quebrar e deslizar para fora da vagina, jogue-o no lixo e insira um novo.

O que eu devo fazer se esquecer de tirar o anel vaginal?

Se você deixar o anel contraceptivo na vagina por até 4 semanas (28 dias), você ainda vai estar protegida contra gravidez. Retire o anel vaginal usado e fique sem usar durante 1 semana. Passado esse intervalo de 7 dias, insira um novo anel.

Se você deixar o anel contraceptivo na vagina por mais de 4 semanas (28 dias), retire-o imediatamente, verifique se você não está grávida e insira um novo anel, fazendo uso de um método auxiliar de contracepção nos 7 dias seguintes. Você pode ter sangramento irregular ou não ter período nesse mês.
Você deve utilizar outro método contraceptivo, tais como camisinhas, até passarem 7 dias seguidos do uso do novo anel vaginal.

O que eu faço se esquecer de inserir o anel vaginal após a pausa de uma semana?

Insira o anel logo que você lembrar e use outro método contraceptivo auxiliar durante 7 dias. Se você fizer sexo sem proteção depois de o anel ter ficado fora por mais de uma semana, pense seriamente em fazer uso de contracepção de emergência. Você não deve passar mais de 7 dias sem usar o anel, pois corre o risco de engravidar. Peça orientação a seu médico ou a um profissional da área da saúde.

Quando eu posso começar a usar o anel vaginal?

É importante consultar seu médico ou um profissional da área da saúde para se certificar de que não esteja grávida antes do uso de anel vaginal. Fale com seu médico ou um profissional da área da saúde para obter mais detalhes e leia o folheto de informações que contém instruções gerais sobre como começar a usar o anel vaginal.

O meu parceiro ou eu sentimos o anel vaginal durante a relação sexual?

Durante o ato sexual, alguns parceiros podem sentir o anel contraceptivo na vagina. No entanto, alguns podem não gostar, enquanto outros não vêem isso como problema.

O anel vaginal protege contra o HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)?

Não. Como ocorre com outros métodos contraceptivos hormonais, o anel vaginal não protege contra infecção pelo HIV (AIDS) nem contra outras doenças sexualmente transmissíveis.

Como eu devo guardar o anel vaginal?

Guarde o anel vaginal em temperatura ambiente entre 20°C a 25°C por até 4 meses depois de você o receber. Jogue-o fora se a data de validade especificada no rótulo estiver vencida. Não guarde o anel vaginal acima de 30°C e evite exposição à luz solar direta.

Como eu devo descartar o anel vaginal?

Coloque o anel usado no sachê reutilizável em que é fornecido e jogue-o fora no lixo. Não a jogue no vaso sanitário.

É possível o anel vaginal ficar perdido dentro de mim?

Não. Fique tranquila que depois de inserido na vagina, não há risco de o anel vaginal ser empurrado muito para cima ou se perder. Se você tiver dor durante ou após a inserção e não conseguir encontrar o anel contraceptivo na vagina, procure imediatamente atendimento médico.

Será que o anel vaginal se dissolve?

Não. O anel vaginal é feito de polietileno vinil acetato e, portanto, não é biodegradável, de forma que não se dissolve. Ele libera uma dose baixa de hormônios em seu corpo durante o intervalo de 3 semanas. Após esse período, você precisa retirá-lo, fazer uma pausa de uma semana e inserir um novo 7 dias após a retirada.

Posso usar absorvente interno quando estiver com o anel vaginal?

O uso de absorventes internos não reduz a eficácia contraceptiva do anel vaginal. Insira o anel antes de colocar o absorvente interno. Você deve prestar bastante atenção ao retirar um absorvente interno para evitar puxar sem querer o anel. Se isso acontecer, basta lavá-lo com água e reinseri-lo imediatamente.

Qual é o grau de eficácia do anel vaginal?

Quando usado como indicado, o anel vaginal tem um alto nível de eficácia comprovada, tal como a pílula. A chance de você engravidar depende de você seguir corretamente as instruções de uso. Quanto mais você seguir as instruções, menor a probabilidade de você vir a ficar grávida.

O anel vaginal afeta o ciclo menstrual?

Quando se usa o anel vaginal, é possível ter sangramento e escape entre os períodos. O sangramento menstrual pode variar de simples manchas entre os períodos até sangramento intermenstrual, que é um fluxo muito semelhante ao período regular. É mais comum nos primeiros meses de utilização, mas também pode ocorrer após algum tempo de uso do anel vaginal. Tais sangramentos podem ser temporários e normalmente não são sinal de nenhum problema grave. É importante continuar a utilizar o anel de acordo com a programação. Se o sangramento irregular ou de escape for intenso ou durar mais que alguns dias, consulte seu médico ou profissional da área da saúde.

ENCONTRE
SUPORTE
LOCAL

QUAIS OS MÉTODOS
CONTRACEPTIVOS QUE PODEM
SE ADAPTAR MELHOR
AO MEU PERFIL?