PERGUNTAS FREQUENTES

Às vezes as pessoas ficam com muita vergonha, estão ocupadas demais ou apenas não sabem as perguntas certas. Mas as perguntas nesta página abordam inúmeros aspectos do que você precisa saber.

O ADESIVO CONTRACEPTIVO

Se o adesivo contraceptivo se soltar, eu tenho de colocar um novo? Eu vou ficar grávida?

O adesivo é concebido para aderir à pele por uma semana, mas se realmente desgrudar, você precisa substituí-lo o mais rápido possível, pois ele perde a eficácia como controle da natalidade decorridas mais de 24 horas. Se passar mais de 24 horas entre o adesivo se soltar e ser substituído, será necessário usar outro método auxiliar de contracepção, tais como camisinhas, por uma semana.

O adesivo contraceptivo pode sair debaixo do chuveiro?

O adesivo adere bem e raramente se solta. Você pode tomar banho, nadar e fazer exercício físico, quando estiver usando-o. O adesivo deve ser aplicado na pele seca e limpa e você deve evitar o uso de cremes ou loções perto do local da aplicação, para garantir que ele se fixe o máximo possível. O adesivo contraceptivo funciona, liberando os hormônios estrógeno e progesterona na corrente sanguínea.

O que acontece se eu me esquecer de tirar o adesivo contraceptivo no começo da semana sem ele?

O adesivo precisa ser trocado no mesmo dia de cada semana (o dia de troca do adesivo), com a quarta semana sem uso, que é quando o período ocorre. O adesivo precisa ser trocado para garantir a liberação da quantidade correta de hormônios na corrente sanguínea. Cada adesivo tem capacidade de liberar apenas uma determinada quantidade. Se você atrasar a troca do adesivo por um ou dois dias, retire-o quando lembrar e coloque um novo. Você ainda precisa trocar esse adesivo no próximo dia de troca para ficar protegida contra gravidez. Se você atrasar mais de dois dias para trocar o adesivo, comece um novo ciclo de quatro semanas com o novo e utilize um método contraceptivo auxiliar, tais como preservativos, nos sete dias seguintes. O período pode ser mais curto ou ainda pode haver sangramento quando você colocar o próximo adesivo.

O adesivo contraceptivo parece um pouco um esparadrapo. Como eu sei que está agindo?

Não é possível ver nenhuma alteração no adesivo nem sentir que está fazendo efeito, mas ele libera continuamente os hormônios estrógeno e progesterona na corrente sanguínea. Você só precisa se lembrar de trocar o adesivo uma vez por semana durante três semanas e de iniciar o ciclo seguinte de aplicação após a quarta semana sem uso.

Loções (hidratantes, bronzeadoras etc) afetam a ação do adesivo contraceptivo?

Sempre aplique o adesivo contraceptivo na pele seca e limpa. Não use loção, creme, óleo, pó nem maquiagem na pele onde você vai colocar o adesivo nem por cima ou perto de onde foi aplicado. Esses produtos podem fazer com que o adesivo desgrude ou fique solto.

Depois de eu começar a usar o adesivo pela primeira vez, quanto tempo precisa passar até eu ficar protegida contra gravidez?

Se o adesivo não for aplicado nas primeiras 24 horas do seu período, você tem de utilizar um método contraceptivo auxiliar, tais como camisinha, capuz cervical ou diafragma, durante a primeira semana de uso do adesivo.

Eu tenho de usar o adesivo contraceptivo no mesmo lugar o tempo todo?

Não, você pode mudar um pouco o local de aplicação a cada semana. O adesivo pode ser usado nas nádegas, no estômago, nas costas ou na parte superior do braço. Não o utilize nas mamas. Consulte a bula do produto para ver os locais possíveis de aplicação.

Eu preciso usar o adesivo de controle da natalidade só quando eu faço sexo?

Não, o adesivo contraceptivo deve ser usado todo dia durante 21 dias, faça ou não sexo. Aplique um novo adesivo contraceptivo no mesmo dia da semana durante 3 semanas consecutivas, por um total de 21 dias. Na 4a semana você não aplica nenhum adesivo.

Eu ainda vou menstruar quando estiver usando o adesivo contraceptivo?

O seu período menstrual deve começar alguns dias depois de você retirar o terceiro adesivo (ou seja, durante a semana sem uso de adesivo).

Sangramento intermenstrual ou escape, que é o sangramento que pode ocorrer entre os períodos, variando de uma leve mancha a um fluxo mais intenso, são efeitos colaterais que podem ocorrer quando se utilizam contraceptivos hormonais. O sangramento irregular pode ocorrer nos primeiros meses de uso, mas também após algum tempo de utilização do adesivo. Esse tipo de sangramento é temporário e normalmente não é sinal de nenhum problema grave. É importante continuar a utilizar os adesivos de acordo com a programação. Se você tiver sangramento por mais de dois ciclos ou com duração superior a alguns dias, fale com seu médico ou profissional da área da saúde.

ENCONTRE
SUPORTE
LOCAL

QUAL O MÉTODO
CONTRACEPTIVO
MAIS ADEQUADO
PARA MIM?