Método Permanente
A esterilização é o processo de tirar, de forma definitiva, a capacidade de reprodução do corpo por meio de cirurgia ou método minimamente invasivo.
OS DETALHES
Nas Mulheres
As formas mais comuns de esterilização feminina são as técnicas cirúrgicas. O método exclui a possibilidade de encontro do espermatozoide com o óvulo no útero, mas a forma como atuam é ligeiramente diferente. A cirurgia ocorre por meio da ligadura e corte das trompas, sendo denominada laqueadura. As trompas de Falópio também podem ser fechadas com o uso de um instrumento com corrente elétrica ou bloqueadas com grampos, pinças ou anéis, de modo que o espermatozoide não consiga alcançar o óvulo.A esterilização é feita em hospital, principalmente com anestesia geral. A esterilização cirúrgica requer um tempo de recuperação maior, devido à característica invasiva do procedimento. A operação afeta apenas o potencial de fertilidade da mulher e não tem nenhuma influência na libido ou na capacidade de ter relações sexuais ou no ciclo menstrual. É importante que você converse primeiro com um profissional da área da saúde para receber orientações sobre os benefícios e os riscos. Também é importante que você conheça as opções de métodos contraceptivos reversíveis de longa ação, como o SIU, o DIU ou o implante que têm todos eles baixo nível de eficácia semelhantes ao da esterilização.
Nos Homens
A esterilização masculina é geralmente denominada vasectomia. Trata-se de um procedimento cirúrgico em que são cortados os dutos que conduzem o esperma, sendo que a operação pode ser realizada sob anestesia local. Após o procedimento, o homem ainda consegue ejacular, mas não tem mais espermatozoides. Isso afeta o potencial de fertilidade do homem, mas não tem nenhuma influência na libido nem na capacidade de ter relações sexuais. É importante que você converse primeiro com um profissional da área da saúde para receber orientações sobre os benefícios e os riscos.Somente às vezes é possível reverter a operação, mas não é garantido. A reversão envolve cirurgia que pode não funcionar.